Depois de mais de um mês nessa cidade, estou aqui para contar como está sendo a escola..
Bom, eu entrei na escola dia 5 de fevereiro (quase um mês atras), e eu estou A-M-A-N-D-O! A escola aqui é TOTALMENTE diferente das escolas do Brasil (pelo menos, de todas em que eu estudei)..
Primeiro, o que todos os adolescentes ficam animados em estudar aqui: Sim, tem armários. Eu ainda não peguei o jeito do que deixar no armário (pois, na minha escola, também pode deixar material na mesa) mas é muito empolgante.
Bom, vou começar do começo.. Alguns dias depois que chegamos, fomos na comissão escolar perto daqui de casa e falamos com a mulher que nos atendeu e ela disse que preencheriamos alguns documentos e depois de alguns dias a carta com o nome da escola chegaria em casa. Pois é, eles não falam onde você vai estudar, fica na agonia de receber a carta (eu e minha irmã estávamos ansiosas pois queríamos estudar na mesma escola que um amigo, e vizinho, nosso. E felizmente caímos na mesma escola kkk). Bom, depois de alguns dias, a carta chegou e lá estava todas as informações sobre o primeiro dia de aula.
O primeiro dia de aula foi no dia 5 e, quando chegamos, uma moça nos recebeu e nos levou até a biblioteca e explicou que se apresentaria e explicaria algumas coisas sobre a escola e depois os alunos fariam uma prova de nivelamento (nessa hora havia os alunos novos com seus pais). Nos sentamos e ela se apresentou, entregou vários papéis que os pais preenchem sobre o aluno (dados de contato de emergência, ficha sobre o filho e etc). Quando acabou a explicação, ela pediu para os pais se retirarem e entregou as provas. Eram de matemática e francês, bem básica.. Na de matemática tinha as 4 contas básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão), conta com frações e alguma coisinha de equação de 1º grau.. E na de francês, tínhamos de fazer uma redação sobre nós mesmos (no presente) e uma sobre a nossa chegada no país (no passado).
No Brasil eu havia estudado por 6 meses, 2x na semana, mas foi bem antes de eu vir, então fiquei bastante tempo sem ver nada de francês. Não esqueci tudo, eu sabia alguns verbos, conjugá-los no presente e alguns no passado. Enfim, eu acredito que para quem é do Brasil, matemática não é difícil pois nosso país avança muito na matéria em relação aqui (estou aprendendo matérias do 8º ano, mas depois entro nesse detalhe), e francês, bom, confesso que eu não tinha vontade de estudar enquanto eu estava aí... Achava muito chato. Quando cheguei, achei muito interessante, me animei em estudar e vi que, cada vez mais, se parece com o português.
Bom, voltando, eu fiz a prova naquele dia e quando saímos, uma moça perguntou se estávamos interessados em ver alguns uniformes que eles vendiam mais barato na escola. Fomos olhar e acabamos comprando algumas peças (não são todas as escolas que tem uniforme, e eles costumam ser meio caros).
A escola começou mesmo na segunda seguinte, dia 9 de fevereiro. Quando cheguei, recebi o horário escolar (não sei se são em todas as escolas, mas ele é bem diferente do Brasil), e fui levada para a minha classe. Cheguei e eles estavam na aula de francês, a professora me apresentou para a classe e a professora foi super boazinha comigo, fez uma roda com todo mundo e todos os alunos se apresentaram e, no fim, foi a minha vez. Foi bem difícil, eu estava com vergonha e falar outra língua com vergonha não e fácil kkkk. Mas mesmo com toda a minha vergonha, todos me acolheram SUPER bem. As meninas me apresentaram a escola toda no intervalo, todos me pediram para mostrar o Brasil no mapa (poucas pessoas sabem onde fica nosso país kk) e pediram para eu contar sobre lá. Enfim, todos me trataram muito bem.
Eu não sei qual o nível de francês da sala de accueil que eu entrei, mas em matemática, cada um está em um nível. Para nós ainda não há aquela troca de classe (que vemos nos filmes), mas isso também existe, mas é só no regular. Portanto, cada um tem um nível de matemática e o professor ensina um pouco de cada na classe. Eu não sei explicar muito sobre isso pois acabei entrando no nível do Secondaire 4 (no total são 5) e tem apenas eu e mais uma menina na classe que são desse nível, o resto da turma estão entre o 1, 2 e 3, então, não presto muita atenção na aula deles (pois o professor não dá aula para mim e a menina, já que somos minoria, ele dá as paginas do livro para fazermos e perguntamos se tivermos duvida).
Confesso que não gostei do meu professor de matemática. Eu preferiria mudar de classe e ir para a classe que todos são do mesmo nível e o professor explica tudo para todos, pois, quando tenho dúvida, é difícil de explicar e entender em francês.
Enfim, sobre o horário da escola, ele é bem diferente, mas não sei se são todas as escolas assim. Bom, eles dividem a "semana" em 9 dias. Então, eles não tem aquela coisa de "ah, na segunda feira eu tenho duas aulas de artes, uma de biologia, uma de história e duas de matemática.. Na terça isso, isso e bla bla bla..." não.. Aqui eles separam por "dia 1", "dia 2" e vai até o "dia 9". O motivo é o seguinte:
vamos supor que o dia 1 caia numa segunda feira. Então, consequentemente, o dia 2 será na terça e assim vai, até o dia 5, sexta. Porém, vamos supor que tenha algum feriado ou, por algum motivo, não tenha aula numa quinta feira. Ele era o dia 4 certo? Pois então, para não perder as aulas do dia 4, eles passam esse dia para a sexta. Então, fica:
Dia 1 - segunda
Dia 2 - terça
Dia 3 - quarta
Dia 4 - sexta
Dia 5 - segunda
Dia 6 - terça
Dia 7 - quarta
Dia 8 - quinta
Dia 9 - sexta
Não sei se ficou bem explicado, é difícil de entender essa lógica deles, mas, quando eu entendi, achei muito inteligente. Assim, se houver duas sextas sem aula, eles não perdem as aulas que tem nesses dias.
Bom, sobre a matéria de matemática, aqui eles são mais "atrasados" em relação ao Brasil. Eu estou no Secondaire 4 em matemática (equivalente ao 2º ano do ensino médio no Brasil), e eu estou aprendendo a matéria que aprendi no 8º ano, como fatoração e equações de 1º grau). Eu achei muito bom ser "atrasado" porque, como ja aprendi, é menos difícil de fazer isso tudo em francês. Se eu tivesse que aprender isso tudo, logo de cara, ia ser bem dificil.
Antes que eu me esqueça, aqui tem apenas 4 aulas por dia, de 75 minutos cada uma. Então, na minha escola, eu entro 8:45 e tenho uma aula até as 10:00. Entre as 10h e as 10:15 há um intervalo (pode comer, sair da sala e aproveitar para ir no banheiro pois não pode sair no meio das aulas). Das 10:15 as 11:30 tem a 2ª aula (aqui eles chamam a aula de "período") e das 11:30 as 12:30 é o almoço. Todos vão para o refeitorio e almoçam. Há aqueles que compram o almoço na escola (igual nos filmes) e aqueles que levam de casa. Há microondas para esquentar comida, para quem leva marmita. Das 12:40 (há 10 minutos de tolerancia para passar no armario e guardar as coisas do almoço, ou fazer alguma coisa) as 13:55 tem outra aula, um intervalo das 13:55 as 14:05 e das 14:05 as 15:20 a ultima aula.
Temos apenas 4 matérias no accueil: Francês. matemática, artes e educação fisica (os alunos devem levar roupa para a educação fisica, a não ser que haja uniforme para isso).
Pelo que eu entendi, até os 11 anos, há aqueles onibus escolares que passam na casa do aluno (aqueles amarelos de filme). Para maiores de 11, vão sozinhos, ou ônibus comum, ou metrô (depende de onde mora).
![]() |
| O calendário das minhas matérias |
Bom, em resumo, estou adorando a escola. Não sei tanta coisa ainda, mas resolvi compartilhar.
